Relatório Anual do Presidente
2002

Avi Dogim


Junho 2002

Este foi um ano produtivo ao Companheirismo. Atingimos grupos fora dos Estados Unidos e formamos vínculos com eles na promessa de cooperação e coordenação. Trabalhamos formas para facilitar a filiação dos grupos com o Companheirismo, bem como para que pessoas se tornem membros. Fizemos progresso em nossos esforços para descentralizar e virtualizar as operações de nosso escritório. Publicamos excelentes artigos escritos pelos membros de nossa comunidade de leitores em um jornal de fina aparência e continuamente nos comunicamos com milhares de leitores através de informativos trimestrais, um dinâmico site na Internet e cartas periódicas aos nossos membros. Através de nossa equipe de negociação composta de cinco membros, continuamos nosso diálogo com a fundação Urantia sobre os aspectos técnicos do memorando de entendimento assinado em 17 de março de 2001, ao mesmo tempo em que com êxito protegemos o resto de nossa organização de ficar atolada nestas questões improdutivas, mas necessárias. Melhoramos nossos mecanismos para coordenar o trabalho dos voluntários. Nós nos beneficiamos das energias criativas de um grande e diverso grupo de pessoas para produzir uma conferência de grande destaque e verdadeiramente internacional. E através de grande determinação e meticuloso trabalho árduo levado até a publicação de uma versão de alta qualidade indexada do Livro de Urantia dentro de um ano da emancipação do livro no domínio público.

E se vocês acham que este foi um trabalho árduo, ainda não viram nada. Este é só o começo. Assumimos o desafio de atingir o mundo e estaremos totalmente prontos para quando este momento bater à nossa porta. Precisaremos comercializar o livro com sabedoria. Precisaremos responder a todas as consultas de forma rápida e efetiva. Precisaremos atender a todos os pedidos do livro. Precisaremos continuar a desenvolver e manter nosso site na Internet. Precisaremos expandir nossa comunicação e coordenação com grupos do mundo inteiro. Precisaremos desenvolver uma habilidade para responder às questões da mídia, quando ela chegar até nós.

Parte do trabalho associado com a aparência da edição da Uversa Press do Livro de Urantia já foi iniciada. Nosso Comitê de Marketing do Livro já está a todo favor. Com a ajuda de nosso Comitê de Relações Públicas, desenvolvemos uma resposta ao protocolo de consultas. Alguns voluntários já foram designados como as pessoas que responderão às consultas. Será necessário um número muito maior de voluntários para esta e outras tarefas. Nosso Comitê de Projetos Especiais, o qual durante o ano passado assumiu a responsabilidade de recrutamento e coordenação dos voluntários, ficará satisfeito em acomodar as pessoas que desejarem servir. Em alguns casos, necessitaremos contratar os serviços de profissionais. Já fizemos isto nas áreas de desenvolvimento do site e de marketing. À medida que crescemos, nossa necessidade de terceirizar serviços profissionais para projetos específicos e por tempo determinado provavelmente crescerá. E isso nos apresenta outro desafio - levantar fundos - que entrelaça todos os nossos outros desafios.

Que nossos desafios são imensos é um fato óbvio. Que nós, como um grupo, somos iguais a estes desafios é, para mim, uma certeza. Não tenho a menor dúvida de que um grupo de pessoas motivadas pela quinta revelação, imbuídas com o propósito do Companheirismo do Livro de Urantia e de todo coração comprometidas com o verdadeiro auto-controle terão sucesso em sua missão.

Somos um grupo de múltiplas facetas. Entre nós, há aqueles que acreditam na disseminação agressiva do Livro de Urantia e aqueles que acreditam deve ser lenta; alguns acham que devemos nos tornar uma igreja e alguns desistiriam de sua vida para ver que não faremos tal; alguns acham que é certo corrigir alguns erros "óbvios" no Livro de Urantia e alguns acreditam que nem mesmo uma vírgula pode ser adicionada ou omitida da edição de 1955; alguns acham que uma forma muito boa para fazer com que as pessoas se interessem pelo Livro de Urantia é imprimindo a Parte IV separadamente e há alguns que acham que fazer isto nada mais é do que um erro brutal; alguns acham que os ensinamentos sobre-humanos pós-revelação epocal estão sendo canalizados através das pessoas que conhecem e alguns não acreditam em diversos graus de intensidade; alguns acham que, como um grupo, devemos agir e nos tornar um instrumento de mudança social e há alguns que acreditam piamente que se fizermos isto nós nos desviaríamos de nossas metas. Alguns de nós olham para este conglomerado humano variado e o desespero de sua aparente impossibilidade de ser administrado e alguns acham que a capacidade máxima deste grupo de se gerenciar tornar-se-á um ato de supremacia.

Nosso sucesso dependerá, em grande parte, de nossa persistente determinação de reconciliar uma ampla gama de pontos de vista uma vez que buscamos nossos objetivos comuns. Cada um de nós precisa aprender a equilibrar seu ponto de vista com os diversos pontos de vista dos outros ao nosso redor. Paciência, tolerância e nossos sinceros esforços para compreender o outro são indispensáveis neste processo. Não vamos nos esquecer que tão estranho quanto possa parecer aos nossos queridos irmãos, eles não são tão estranhos quanto alguns dos personagens com os quais estamos prestes a nos encontrar para trabalhar cooperativamente durante nossa carreira morontia. Considerem nossa experiência aqui como o equivalente cósmico da pré-escola. Vamos tirar o melhor proveito disto.

Avi Dogim