Índice do Site


Apêndice de "The Mind at Mischief"*
Dr. William S. Sadler
Fornecido por Mark Turrin

Nota do Editor: O texto seguinte foi escrito pelo Dr. William S. Sadler em 1929 como um Apêndice de seu livro "The Mind at Mischief"*. Sabe-se que o Dr Sadler esteve intimamente envolvido no processo que resultou na publicação do "Livro de Urantia"**. É opinião de algumas pessoas que o "sujeito dormindo"***, ao qual este apêndice se refere, juntamente com o fenômeno associado a esse indivíduo, é uma descrição do processo pelo qual o conteúdo do Livro de Urantia veio às mãos do Dr. Sadler e da comissão de contato.

Nota do Tradutor:

* Título original do livro.

** "The Urantia Book": Geralmente traduzido como "Livro de Urantia".

*** "sleeping subject": sujeito dormindo, cuja identidade está preservada.


Ao debater sobre os médiuns fraudulentos ou sobre os intermediários psíquicos que iludem a si mesmos, o leitor deste livro encontrou várias vezes a declaração de que houveram certas exceções nas acusações gerais que foram feitas, e estas exceções referiam-se a este apêndice. Agora, é meu dever explicar o que eu tinha em mente quando aquelas notas ao pé da página foram inseridas.

No interesse do rigor científico por um lado, e da estrita justiça por outro, torna-se necessário explicar que há uma ou duas exceções para a declaração geral de que todos os casos de fenômenos psíquicos que chegaram à minha observação revelaram-se fenômenos de auto-psiquismo. É verdade que praticamente todos os fenômenos físicos provaram ser fraudulentos, ao passo que os fenômenos psíquicos são quase invariavelmente explicáveis pelas leis da projeção psíquica, transferência, alternância da realidade, etc. Mas, muitos anos atrás, encontrei uma médium inconsciente - uma mulher já falecida cujas visões, revelações, etc, não tinham o estígma do espiritismo. Até onde vai o meu conhecimento, em tempo algum ela alegou estar sob a influência de guias espirituais ou sob seu controle, ou comunicando mensagens de espíritos de seres humanos falecidos. A obra dela era de natureza amplamente religiosa e consistia em elevadas máximas e admoestações religiosas. Nunca tive a oportunidade de realizar uma completa análise pisíquica deste caso, e não estou na posição de me manifestar quanto a que grau suas revelações têm origem no subconsciente de sua própria mente. Menciono este caso meramente para registrar o fato de ter encontrado um exemplo de fenômeno psíquico, aparentemente de ordem inconsciente, que não estava associado de maneira alguma ao espiritismo.

A outra exceção tem a ver com um caso ainda mais peculiar de fenômeno psíquico, um que me achei incapaz de classificar, o qual gostaria muitíssimo de narrar mais amplamente; entretanto, não posso fazê-lo aqui por causa de uma promessa que tenho por obrigação sagrada o cumprimento. Em outras palavras, prometi não publicar este caso durante a vida da pessoa. Espero algum dia obter uma modificação dessa promessa e ser capaz de relatar este caso de modo mais amplo, em virtude de suas características interessantes. Tomei contato com ele no verão de 1911 e o tenho sob minha observação desde então, tendo estado presente a provavelmente 250 sessões noturnas, em muitas das quais um estenógrafo que as assistiu fez volumosas notas.

Um estudo do princípio ao fim deste caso me convenceu de que não é um caso de transe comum. Embora o sono pareça ser de ordem inteiramente natural, ele é muito profundo e, por enquanto, não fomos capazes de acordar o sujeito quando estava neste estado; mas o corpo nunca se enrigece e o funcionamento do coração jamais se modifica e a respiração às vezes intervém de modo marcante. Este homem é totalmente inconsciente, completamente alheio ao que acontece e a menos que se conte a ele posteriormente, ele nunca sabe que foi usado como uma espécie de câmara de compensação de cheques para as idas e vindas dos alegados seres pessoais extra-planetários. Na verdade, ele é mais ou menos indiferente ao processo todo, e demonstra uma surpreendente falta de interesse nestes incidentes conforme ocorrem de tempos em tempos.

Essas visitas noturnas não se parecem de modo algum com as sessões associadas ao espiritismo. No período de dezoito anos de observação, em tempo algum houve uma comunicação de qualquer fonte que revindicasse ser o espírito de um ser humano falecido. As comunicações que foram escritas, ou as que tivemos a oportunidade de ouvir, foram feitas por uma vasta ordem de alegados seres que sustentam ser de outros planetas, em visita ao nosso mundo e que pararam aqui como visitantes-estudantes, para exame e observação, estando na rota de um universo para outro, ou de um planeta para outro. Além disso, essas comunicações originam-se em seres que dão a entender estarem designados para este planeta por deveres de várias espécies.

Dezoito anos de estudo e investigação meticulosa falharam em revelar a origem psíquica destas mensagens. Encontro-me no presente momento exatamente onde estava quando comecei. Psicanálise, hipnotismo e comparação intensiva falharam em mostrar que as mensagens escritas ou faladas deste indivíduo tiveram origem em sua própria mente. Muito do material obtido através deste sujeito é totalmente contrário à sua maneira usual de pensar, ao modo como foi ensinado e à sua filosofia. Na verdade, de grande parte do que obtivemos, falhamos em achar qualquer coisa existente de sua natureza. Seu conteúdo filosófico é completamente novo e somos incapazes de achar onde muito disso já encontrou expressão humana.

Como eu, muitos gostariam de relatar detalhes deste caso. No momento, não estou em posição de fazê-lo. Posso apenas dizer que, nestes anos de observação, constatei que todas as informações comunicadas por esta fonte provaram ser consistentes por si mesmas. Embora haja diferença considerável na qualidade das comunicações, isto parece ser razoavelmente explicado pela diferença no estado de desenvolvimento e ordem dos seres pessoais que fizeram as comunicações. Sua filosofia é consistente; é essencialmente cristã e, no todo, completamente harmoniosa com os fatos científicos conhecidos e com as verdades desta época. Na verdade, o caso é tão incomum e extraordinário que imediatamente se estabelece por si só, pelo tanto de minha experiência, uma classe por si mesmo, que tanto resistiu a todos os meus esforços para provar que era de origem auto-psíquica. Nossas investigações continuam e, conforme tenho insinuado, espero em algum tempo futuro ter permissão para um relato mais completo do fenômeno ligado com este caso interessante.