Escrito 18

 

Os Supremos Seres Pessoais da Trindade

[Apresentado por um Conselheiro Divino de Uversa]



Introdução

 

207&1;18:0.1Todos os Supremos Seres Pessoais da Trindade são criados com o propósito de um serviço específico. A divina Trindade destina-os ao cumprimento de certos deveres específicos e eles estão aptos para servir seguindo uma técnica perfeita e uma devoção. Existem sete ordens de Supremos Seres Pessoais da Trindade:

207&21. Os Segredos Trinidizados de Supremacia

207&32. Os Eternos de Dias

207&43. Os Anciões de Dias

207&54. Os Perfeitos de Dias

207&65. Os Recentes de Dias

207&76. Os Coordenadores de Dias

207&87. Os Fiéis de Dias

207&9;18:0.2Estes seres, cujo número é definido e definitivo, são administradores perfeitos. Sua criação é um acontecimento passado; não foi criado mais nenhum destes seres pessoais.

207&10;18:0.3Em todo o grande universo, estes Supremos Seres Pessoais da Trindade representam as diretrizes administrativas da Trindade do Paraíso; eles representam a justiça e são o juízo executivo da Trindade do Paraíso. Formam uma perfeita linha administrativa interrelacionada que se estende desde as esferas do Pai no Paraíso até os mundos sede dos universos locais, incluindo as capitais das constelações que os compõem.

207&11;18:0.4Todos os seres com origem na Trindade foram criados com todos os atributos divinos de perfeição do Paraíso. O passar do tempo somente aumentou, no terreno da experiência, seu preparo para o serviço cósmico. Nunca há perigo de omissão nem risco de rebelião com os seres que tem origem na Trindade. Eles são de essência divina e nunca se soube de que tenham se desviado do caminho divino e perfeito da conduta do ser pessoal.

 

Os Segredos Trinidizados de Supremacia

 

207&12;18:1.1Há sete mundos no circuito mais interno dos satélites do Paraíso e cada um destes mundos excelsos é presidido por um grupo de dez Segredos Trinidizados de Supremacia. Eles não são criadores mas sim administradores supremos e últimos. A gestão dos assuntos relativos a estas sete esferas fraternais está totalmente ao encargo deste grupo de setenta diretores supremos. Ainda que os descendentes da Trindade supervisionem estas sete esferas sagradas mais próximas do Paraíso, este conjunto de mundos é universalmente conhecido como o circuito da personalidade, procedente do Pai Universal.

208&1;18:1.2Em grupos de dez e em igualdade de categoria, os Seres Segredos Trinidizados de Supremacia exercem a função de uma junta de diretores de suas respectivas esferas, mas eles também têm, individualmente, áreas específicas sob sua responsabilidade. A tarefa a ser realizada em cada um destes mundos especiais está dividida em sete seções principais sendo que um destes governantes de igual categoria preside cada uma destas divisões de atividades especializadas. Os três restantes servem como representantes da Deidade trina em relação aos outros sete, um deles representando o Pai, um o Filho e um o Espírito.

208&2;18:1.3Embora haja uma clara semelhança relativa à classe, a qual tipifica os Segredos Trinidizados de Supremacia, eles também revelam sete características próprias e distintasao grupo a que pertencem. Os dez diretores supremos encarregados dos assuntos relativos à Divinington refletem o caráter e a natureza pessoal do Pai Universal; e assim acontece com cada uma destas sete esferas: cada grupo de dez assemelha-se à Deidade ou à parceria com as Deidades, e isto caracteriza sua esfera. Os dez diretores que governam Ascendington refletem a natureza combinada do Pai, do Filho e do Espírito.

208&3;18:1.4Pouco posso revelar sobre o trabalho destes elevados seres pessoais nos sete mundos sagrados do Pai pois eles verdadeiramente são os Segredos de Supremacia. Não existem segredos que estejam arbitrariamente relacionados com a aproximação ao Pai, ao Filho ou ao Espírito Infinito. As Deidades são um livro aberto para todos os que chegam à perfeição divina, mas os Segredos da Supremacia jamais podem ser totalmente alcançados. Estaremos sempre impossibilitados de penetrar totalmente nos âmbitos que contém os segredos relativos ao que é de qualidade pessoal na parceria da Deidade com o grupo sétuplo de seres criados.

208&4;18:1.5Já que o trabalho que estes diretores supremos realizam tem a ver com o contato íntimo e pessoal das Deidades com estes sete grupos básicos de seres do universo, quando residentes nestes sete mundos especiais ou enquanto estão trabalhando por todo o grande universo, é apropriado que estas relações tão pessoais e estes extraordinários contatos se mantenham em sagrado segredo. Os Criadores do Paraíso respeitam a privacidade e a santidade do ser pessoal mesmo nas mais modestas criaturas. Isto é verdade, tanto de forma individual como com respeito às várias e distintas ordens de seres pessoais.

208&5;18:1.6Mesmo para os seres de elevados feitos universais estes mundos secretos permanecerão sendo sempre uma prova de lealdade. Para nós, é permitido conhecer de forma plena e pessoal os Deuses eternos, conhecer livremente seus caráteres divinos e perfeitos, mas não nos foi totalmente permitido penetrar em todas as relações pessoais dos Soberanos do Paraíso com todas as suas criaturas.

 

Os Eternos de Dias

 

208&6;18:2.1Um Ser Pessoal Supremo da Trindade dirige cada um dos um bilhão de mundos de Havona. Estes governantes são conhecidos como Eternos de Dias e seu número é de exatamente um bilhão, um para cada esfera de Havona. Eles são descendentes da Trindade do Paraíso mas, tal como os Segredos de Supremacia, não existem registros de sua origem. Estes dois grupos de pais oniscientes têm governado continuamente seus primorosos mundos do sistema Paraíso-Havona e eles trabalham sem rodízio nem troca de função.

208&7;18:2.2Os Eternos de Dias são visíveis para todas as criaturas de vontade que habitam em seus domínios. Eles presidem os conclaves planetários, os quais ocorrem regularmente. De forma periódica e por meio de revezamento, eles visitam as esferas sede dos sete supra-universos. São parentes próximos e iguais divinos dos Anciões de Dias, os quais presidem os destinos dos sete supragovernos. Quando um Eterno de Dias se ausenta de sua esfera, um Filho Instrutor da Trindade dirige seu mundo.

209&1;18:2.3Com exceção das ordens estabelecidas de vida tal como os nativos de Havona e outras criaturas vivas do universo central, os Eternos de Dias que ali residem têm desenvolvido suas respectivas esferas inteiramente de acordo com suas próprias idéias e ideais pessoais. Cada um visita os planetas dos demais, mas não os copiam nem os imitam; eles são sempre completamente originais.

209&2;18:2.4A arquitetura, o embelezamento natural, as estruturas morontiais e as criações espirituais são exclusivas e singulares em cada esfera. Cada mundo é um lugar de beleza perpétua, completamente diferente de qualquer outro mundo no universo central. Cada um de vós passará um tempo maior ou menor em cada uma destas esferas únicas e emocionantes ao adentrardes no Paraíso através de Havona. Em vosso mundo, é natural falar do Paraíso como o que está em cima, mas seria mais exato referir-se à meta divina de ascensão como o que está adentro.

 

Os Anciões de Dias

 

209&3;18:3.1Quando os mortais do tempo se graduam nos mundos de ensino que rodeiam a sede de um universo local e são promovidos às esferas de instrução de seu supra-universo, eles progrediram em seu desenvolvimento espiritual até o ponto em que estão aptos a reconhecer e se comunicar com os elevados governantes e diretores espirituais destas regiões adiantadas, incluindo os Anciões de Dias.

209&4;18:3.2Todos os Anciões de Dias são essencialmente idênticos; eles revelam o caráter combinado e a natureza unificada da Trindade. Possuem individualidade e são distintos quanto à personalidade mas não diferem um do outro como os Sete Espíritos Maiores se diferenciam. Eles proporcionam uma administração uniforme que, por outro lado, diferencia os sete supra-universos fazendo cada um deles seja uma criação única, distinta, separada. Os Sete Espíritos Maiores são distintos em natureza e atributos mas os Anciões de Dias — os governantes pessoais dos supra-universos — são todos uniformes e supraperfeitos descendentes da Trindade do Paraíso.

209&5;18:3.3Do alto, os Sete Espíritos Maiores determinam a natureza de seus respectivos supra-universos mas os Anciões de Dias ditam a administração destes mesmos supra-universos. Eles sobrepõem a uniformidade administrativa à diversidade criativa e asseguram a harmonia do todo frente às diferenças subjacentes à criação nos sete agrupamentos segmentados do grande universo.

209&6;18:3.4Todos os Anciões de Dias foram trinidizados ao mesmo tempo. Eles representam o começo dos registros referentes ao ser pessoal no universo de universos e daí seu nome: Anciões de Dias. Quando chegardes ao Paraíso e buscardes os registros escritos referentes ao princípio das coisas, descobrireis que a primeira anotação que aparece na seção destinada ao ser pessoal é a narração da trinidização destes vinte e um Anciões de Dias.

209&7;18:3.5Estes elevados seres sempre governam em grupos de três. Existem várias fases de atividades nas quais eles trabalham de forma individual e ainda outras nas quais quaisquer dois deles podem atuar mas, nos âmbitos administrativos superiores, eles devem atuar de forma conjunta. Pessoalmente, eles nunca deixam seus mundos de residência, até mesmo porque não precisam fazê-lo pois estes mundos são os pontos focais do extenso sistema da reflexibilidade no supra-universo.

209&8;18:3.6As moradas pessoais de cada trio de Anciões de Dias estão situadas no ponto de polaridade espiritual de sua esfera sede. Esta esfera está dividida em setenta setores administrativos e consta de setenta capitais divisórias, nas quais os Anciões de Dias residem de vez em quando.

210&1;18:3.7Em poder, em dimensão de autoridade e em grau de jurisdição, os Anciões de Dias são os mais poderosos dentre os governantes diretos das criações espaço-temporais. Em todo o imenso universo de universos, somente eles estão investidos dos altos poderes de juízo executivo final com respeito à extinção eterna das criaturas de vontade. E todos os três Anciões de Dias devem participar dos decretos finais do supremo tribunal de um supra-universo.

210&2;18:3.8Afora as Deidade e seus companheiros do Paraíso, os Anciões de Dias são os governantes mais perfeitos, mais versáteis e os mais divinamente dotados, existentes no espaço-tempo. Aparentemente, eles são os governantes supremos dos supra-universos; mas eles não vieram a ter este direito de governar de forma vivencial e, portanto, estão destinados no futuro a serem substituídos pelo Ser Supremo, um soberano vivencial de quem, sem dúvida, se tornarão vice-regentes.

210&3;18:3.9O Ser Supremo está obtendo a soberania dos sete supra-universos mediante o serviço vivencial, do mesmo modo que um Filho Criador obtém, de forma vivencial, a soberania de seu universo local. Mas durante a presente era, na qual a evolução do Supremo está inconclusa, os Anciões de Dias comandam, perfeita e coordenadamente, os assuntos administrativos dos universos em evolução, universos estes do tempo e do espaço. Em todos os seus decretos e pareceres, os Anciões de Dias caracterizam-se por sua sabedoria original e sua iniciativa individual.

 

Os Perfeições de Dias

 

210&4;18:4.1Há exatamente duzentos e dez Perfeições de Dias e eles presidem os governos dos dez setores maiores de cada supra-universo. Foram trinidizados para a tarefa especial de assistência aos diretores do supra-universo e eles governam como vice-regentes diretos e pessoais dos Anciões de Dias.

210&5;18:4.2Três Perfeições de Dias estão designados para cada capital do setor maior; porém, diferente dos Anciões de Dias, não é necessário que os três estejam presentes a todo o momento. De vez em quando, um dos três pode se ausentar para deliberar em pessoa com os Anciões de Dias sobre o bem-estar dos mundos sob sua responsabilidade.

210&6;18:4.3Estes governos trinos dos setores maiores são perfeitos de um modo peculiar no domínio dos detalhes administrativos e daí seu nome: Perfeições de Dias. Ao lembrar os nomes destes seres do mundo espiritual, deparamo-nos com o problema de traduzi-los ao vosso idioma e, freqüentemente, fica muito difícil traduzir satisfatoriamente. Somos contrários a usar denominações arbitrárias e que nada significariam para vós; por isso, muitas vezes achamos difícil escolher um nome apropriado, um que seja claro para vós e que, ao mesmo tempo, represente um pouco o original.

210&7;18:4.4Os Perfeições de Dias têm um grupo com um número razoável de Conselheiros Divinos, Aperfeiçoadores de Sabedoria e Censores Universais ligados ao seu governo. E eles têm um número ainda maior de Mensageiros Poderosos, daqueles Elevados em Autoridade e daqueles sem Nome nem Número. Mas grande parte do trabalho rotineiro dos assuntos relativos ao setor maior é realizado pelos Guardiães Celestiais e pelos Elevados Assistentes do Filho. Estes dois grupos são escolhidos dentre os descendentes trinidizados dos seres pessoais do Paraíso-Havona ou dos finalizadores mortais glorificados. As Deidades do Paraíso tornam a trinidizar algumas destas duas ordens de seres trinidizados para então enviá-los para ajudar na administração dos governos do supra-universo.

211&1;18:4.5A maioria dos Guardiães Celestiais e dos Elevados Assistentes do Filho está designada ao serviço dos setores maiores e menores, mas os Guardiães Trinidizados (os serafins e medianeiros acolhidos na Trindade) são os oficiais dos tribunais de todas as três divisões, atuando nos tribunais dos Anciões de Dias, dos Perfeições de Dias e dos Recentes de Dias. Os Embaixadores Trinidizados (os mortais ascendentes acolhidos na Trindade, do tipo fusionado com o Filho ou com o Espírito) podem ser encontrados em qualquer parte do supra-universo, mas a maioria presta serviço nos setores menores.

211&2;18:4.6Antes dos tempos do pleno desenvolvimento do esquema de governo dos sete supra-universos, quase todos os administradores das várias divisões destes governos, excetuando os Anciões de Dias, passaram por períodos de estágio de duração variada, sob a direção dos Eternos de Dias, nos diversos mundos do universo perfeito de Havona. Os seres que foram trinidizados mais tarde igualmente passaram por uma temporada de instrução sob os Eternos de Dias antes de seres designados ao serviço dos Anciões de Dias, dos Perfeições de Dias e dos Recentes de Dias. Todos eles são administradores amadurecidos, provados e experimentados.

211&3;18:4.7Logo vereis os Perfeições de Dias quando avançardes até a sede de Splandon, depois de vossa permanência nos mundos do vosso setor menor pois estes excelsos governantes estão estreitamente vinculados aos setenta mundos dos setores maiores de ensino superior para as criaturas que ascendem do tempo. São os Perfeições de Dias, em pessoa, que tomam o juramento do grupo de ascendentes que se graduam nas escolas dos setores maiores.

211&4;18:4.8O trabalho dos peregrinos do tempo nos mundos que rodeiam a sede de um setor maior é essencialmente de natureza intelectual, contrastando com o caráter mais físico e material da instrução nas sete esferas educativas de um setor menor e com as tarefas espirituais dos quatrocentos e noventa mundos universitários da sede de um supra-universo.

211&5;18:4.9Embora estejais incluídos somente no registro do setor maior de Splandon, que abrange o universo local de vossa origem, tereis de passar por cada uma das dez divisões principais do vosso supra-universo. Vereis todos os trinta Perfeições de Dias de Orvonton antes de chegar a Uversa.

 

Os Recentes de Dias

 

211&6;18:5.1Os Recentes de Dias são os mais jovens dos diretores supremos dos supra-universos; em grupos de três, eles presidem os assuntos relativos aos setores menores. Em natureza, são de igual categoria aos Perfeições de Dias mas são subordinados no que se refere ao seu poder administrativo. Há exatamente vinte e um mil destes seres pessoais da Trindade, seres pessoalmente gloriosos e divinamente eficientes. Eles foram criados simultaneamente e juntos passaram pelo ensino de Havona, sob os Anciões de Dias.

211&7;18:5.2Os Recentes de Dias têm um corpo de companheiros e assistentes semelhante ao dos Perfeições de Dias. Além disso, há um número enorme de ordens variadas de seres celestiais de menor categoria designados para eles. Na administração dos setores menores eles empregam grandes quantidades de mortais ascendentes que ali residem, do pessoal das várias colônias de cortesia e de diferentes grupos que têm origem no Espírito Infinito.

211&8;18:5.3Os governos dos setores menores ocupam-se bastante, ainda que não exclusivamente, dos grandes problemas físicos dos supra-universos. As esferas do setor menor são as sedes dos Reitores Físicos Maiores. Nestes mundos, os mortais ascendentes prosseguem em seus estudos e experimentos relacionados com a observação das atividades de terceira ordem dos Centros Supremos de Potência e das sete ordens dos Reitores Físicos Maiores.

212&1;18:5.4Já que o regime de um setor menor ocupa-se tanto dos problemas físicos, seus três Recentes de Dias raramente estão juntos na esfera sede da capital. Na maior parte do tempo, alguns deles se encontram ou viajando ou em reunião com os Perfeições de Dias, os quais supervisionam o setor maior, ou então estão ausentes, representando os Anciões de Dias nos conclaves dos elevados seres com origem na Trindade, conclaves estes que ocorrem no Paraíso. Eles se revezam com os Perfeições de Dias na representação dos Anciões de Dias perante os conselhos supremos no Paraíso. Entrementes, um outro Recente de Dias pode estar fora, em viagem de inspeção aos mundos sede dos universos locais que pertencem à sua jurisdição. Mas pelo menos um destes governantes permanece sempre de serviço na sede do setor menor.

212&2;18:5.5Algum dia todos vós conhecereis os três Recentes de Dias que estão encarregados de Ensa, vosso setor menor, já que deveis passar por eles quando adentrardes nos mundos de instrução dos setores maiores. Ao ascender a Uversa, atravessareis apenas um grupo de esferas de instrução do setor menor.

 

Os Uniões de Dias

 

212&3;18:6.1Os seres pessoais da Trindade da ordem dos "de Dias" não atuam na qualidade administrativa abaixo do nível dos governos e assessores. Eles atuam somente como conselheiros e consultores nos universos evolutivos locais. Os Uniões de Dias são um grupo de seres pessoais de contato, autorizadospela Trindade do Paraíso perante os governantes duais dos universos locais. Cada universo local organizado e habitado tem um destes conselheiros do Paraíso designado, o qual atua como representante da Trindade e, em alguns aspectos, como representante do Pai Universal para a criação local.

212&4;18:6.2Existem setecentos mil destes seres, ainda que não tenham sido nomeados de maneira oficial. No Paraíso, o corpo de reserva dos Uniões de Dias exerce a função de Conselho Supremo de Adaptação do Universo.

212&5;18:6.3De uma maneira especial, estes observadores da Trindade coordenam as atividades administrativas de todas as seções do governo universal, desde as dos universos locais até as dos supra-universos, passando pelos governos de setor, e daí seu nome: Uniões de Dias. Eles elaboram um triplo relatório aos seus superiores: eles informam os dados relativos à natureza física e semi-intelectual aos Recentes de Dias de seu setor menor; os acontecimentos intelectuais e quase espirituais, aos Perfeições de Dias de seu setor maior; e os assuntos espirituais e semiparadisíacos aos Anciões de Dias, na capital de seu supra-universo.

212&6;18:6.4Visto que eles têm origem na Trindade, todas os circuitos do Paraíso estão disponíveis para sua intercomunicação e, portanto, eles estão sempre em contato entre si mesmos e com todos os demais seres pessoais que deles necessitam, chegando até aos conselhos supremos do Paraíso.

212&7;18:6.5O União de Dias não tem uma relação sistemática com o governo do universo local para o qual está designado. Afora seus deveres como observador, atua somente mediante solicitação das autoridades locais. Ele é membro oficial de todos os conselhos principais e de todos os conclaves importantes da criação local mas não participa das considerações técnicas sobre os problemas administrativos.

213&1;18:6.6Quando um universo local se estabelece em luz e vida, seus seres glorificados se associam livremente ao União de Dias, o qual adquire então uma capacidade maior nesse mundo de perfeição evolutiva. Mas continua sendo primordialmente um embaixador da Trindade e um conselheiro do Paraíso.

213&2;18:6.7Um Filho divino de origem dual na Deidade governa de forma direta o universo local, mas tem constantemente ao seu lado um irmão Paradisíaco, um ser pessoal originado na Trindade. No caso de um Filho Criador se ausentar temporariamente da sede de seu universo local, na hora de tomarem as decisões mais importantes, os governantes interinos são, em grande parte, orientados pelo conselho dos Uniões de Dias.

 

Os Fiéis de Dias

 

213&3;18:7.1Estes elevados seres pessoais com origem na Trindade são os consultores do Paraíso para os governantes das cem constelações de cada universo local. Há setenta milhões de Fiéis de Dias e, tal qual os Uniões de Dias, nem todos estão a serviço. Seu corpo de reserva no Paraíso constitui a Comissão Consultora de Ética Interuniversal e de Autogoverno. Os Fiéis de Dias revezam-se em serviço de acordo com as decisões do conselho supremo de seu corpo de reserva.

213&4;18:7.2Tudo o que um União de Dias é para um Filho Criador de um universo local, os Fiéis de Dias são para os Filhos Vorondadek, os quais governam as constelações dessa criação local. Eles são dedicados ao extremo além de serem divinamente fiéis ao bem-estar das constelações que lhes estão designadas, e daí seu nome: Fiéis de Dias. Eles atuam somente como conselheiros; nunca participam das atividades administrativas exceto por convite das autoridades da constelação. Tampouco se ocupam de forma direta em ministrar educação aos peregrinos ascendentes, situados nas esferas arquitetônicas de instrução que rodeiam a sede de uma constelação. Todas estas tarefas estão sob a supervisão dos Filhos Vorondadek.

213&5;18:7.3Todos os Fiéis de Dias que atuam nas constelações de um universo local estão sob a jurisdição do União de Dias, perante os quais respondem diretamente. Eles não dispõem de um extenso sistema de comunicação já que, comumente, eles se limitam à inter-relação dentro dos limites de um universo local. Qualquer Fiel de Dias que se encontre de serviço em Nebadon pode se comunicar com todos os demais de sua ordem que se encontrem de serviço neste universo local, e de fato o fazem.

213&6;18:7.4Da mesma forma que o União de Dias mantém residência numa sede do universo, os Fiéis de Dias mantém suas residências pessoais nas capitais da constelação, separadas das dos diretores administrativos de tais zonas. Suas moradas, na verdade, são modestas quando comparadas com as dos governantes Vorondadek das constelações.

213&7;18:7.5Os Fiéis de Dias são o último elo na longa cadeia administrativa de consultoria que se estende desde as esferas sagradas do Pai Universal, próximo ao centro de todas as coisas, até as divisões primordiais dos universos locais. O sistema de governo que procede da Trindade não segue além das constelações; não há nenhum consultor do Paraíso que esteja permanentemente situado nos sistemas que as compõem nem nos mundos habitados. Estas últimas unidades administrativas estão completamente sob a jurisdição dos seres nativos dos universos locais.

213&8;18:7.6[Apresentado por um Conselheiro Divino de Uversa].

 




Tradução Voluntária Por : Ana Maria do Nascimento