Índice
do Site
Página Principal
Questões para Grupos de Estudo
Escrito 5: A relação de Deus com o indivíduo
1. No começo deste estudo fomos apresentados aos três Absolutos de potencialidade. Em [5:0.2] é mencionado que "Deus tem distribuído a infinitude de sua natureza eterna por todas as realidades existenciais de seus seis absolutos de igual categoria..." A esta altura de nosso estudo, podemos especular sobre quais são as seis realidades que poderiam encerrar "seus seis absolutos de igual categoria"?
2. Qual é a chave para experimentar a consciência de conhecer a Deus e experimentar a segurança de sobreviver após a vida mortal? [5:1]
3. Compare [5:1.7] "Se a mente deste homem está sincera e espiritualmente motivada, se esta alma humana deseja conhecer a Deus e parecer-se com ele..." com [5:1.10] "pela escolha de seus próprios caminhos perversos e por condescender com a arrogância de suas mentes intolerantes e de suas naturezas não-espirituais..." Que lição tiramos desta comparação quanto às atitudes da mente que poderiam conduzir a um crescimento espiritual mais acentuado?
4. Quando os reveladores nos encorajam a desenvolver nossa relação com o Modelador do Pensamento, eles usam o termo "comunhão". Que diferença existe entre "comunhão" e "comunicação"? [5:2.3]
5. Uma das aproximações usadas pelos reveladores em seus esforços para expandir nossos horizontes cosmológicos é a clarificação das idéias que já aparecem na literatura e nas tradições religiosas humanas. Que percepção ganhamos acerca da natureza da alma considerando [5:2.5; 5:5.14 e 5:6.7, 8]
6. Depois de ler a seção [5:3], quais são as idéias que depreendemos com respeito à diferença entre atividades pessoais de oração e adoração?
7. Quantas definições diferentes acerca de religião podemos desenvolver a partir do texto em [5:4]?
8. De que forma a vida de Jesus de modo dramático aumentou os potenciais da religião evolutiva em nosso mundo? [5:4.9]
9. [5:5.1] menciona que "as situações morais exigem que se façam escolhas nos mais elevados âmbitos da razão..." Podemos descrever a natureza do processo, segundo nossa própria opinião, que pudéssemos considerar sendo "o mais elevado âmbito da razão"? Como selecionamos os significados e os valores que serão associados às nossas idéias conforme nos concentramos em tal pensamento? Como se aplica a percepção espiritual para resolver problemas materiais?
10. Depois de ler [5:5], é razoável postular que todo mundo virtualmente tem uma religião? Por que ou por que não?
11. No item 5, acima, algumas das maneiras pelas quais os reveladores estão começando a expandir nossa compreensão acerca da natureza da alma devem ter sido consideradas. De que forma a leitura da seção [5:6] expande nossa compreensão quanto à natureza da personalidade?
12. Se o universo está habitado por uma grande variedade de seres pessoais, e se imaginarmos que parte do destino evolutivo do universo é o desenvolvimento de uma civilização integrada abrangendo todos estes seres, o que podemos postular acerca da natureza da cultura que pode abranger esta civilização como o resultado da leitura de [5:6.10 e 11]?
13. Os cinco primeiros escritos do Livro de Urantia foram apresentados por um Conselheiro Divino de Uversa. O que podemos deduzir de [5:6.13] sobre a natureza da tarefa designada a este Conselheiro Divino? De que modo os ensinamentos deste Conselheiro Divino aumentaram nossa compreensão acerca de Deus?
Um serviço da
Irmandade para os leitores do Livro de Urantia