Página Principal
Índice do Site
A ORAÇÃO

Por Maria Izabel Rangel


Palestra de encerramento do Encontro de Leitores do Livro de Urantia no Brasil

Fevereiro – 2000


As formas mais primitivas de oração não eram dirigidas ao Pai Universal. Os homens oravam aos deuses locais, nacionais e adoravam as forças da natureza. Com a evolução da religião que partiu do impulso de adoração primitiva e precedente, não dependia da revelação da divindade, mas do funcionamento normal da mente humana sob a influência do sexto e sétimo espírito ajudante da mente — o da adoração e da sabedoria, e do dom espiritual e universal, os quais colaboraram o suficiente para que houvesse o desenvolvimento mental.

A religião primitiva foi uma conseqüência biológica natural da inércia psicológica da mente animal em evolução, uma vez que a mente chegava a captar o conceito do sobre natural.

Tanto a oração quanto a magia surgiram como resultado das reações de adaptação do homem ao meio ambiente terreno.
 

ORAÇÃO ÉTICA


A oração ética é uma forma de elevar a mente e reforçá-la para uma vida melhor e uma conquista mais elevada. Sua base é o amor altruísta e divino, o qual fortalece e consola. É um estímulo para a ação e guia na luta progressiva por fins idealistas de conquista da alma. A oração ética é uma verdadeira oração de fé e confiança e sempre contribui para o melhoramento da técnica de viver. Ela não pede nem espera que Deus mostre parcialidades — que ame mais uns que outros. Ela é um pouco mais ética quando compreende o perdão e busca a sabedoria para chegar a uma maior autocontrole. Efetua grandes mudanças nos que oram:

·Paz mental, alegria, calma, valor, autodomínio e justiça entre os homens das raças em evolução.
 

O DOMÍNIO DA ORAÇÃO

 
Existe um domínio da oração em que o indivíduo intelectualmente progressista conquista um maior ou menor contato com os níveis superconscientes da mente humana — o domínio de uma partícula divina — o Ajustador do Pensamento* residente, que ajusta a alma em evolução e é impossível para a ciência e a filosofia alcançarem. Nesta oração, há uma associação entre criatura – criador. É Deus e o homem interagindo para que haja crescimento experiencial e espiritual — na matéria e no espírito. A oração é uma manifestação pessoal e espontânea da atitude da alma para o espírito, que conduz ao progresso espiritual cooperativo, para o enaltecimento moral e elevação espiritual. É o alento da alma evolucionária que faz com que o indivíduo persista na busca de conhecer e fazer a vontade do Pai. Tal comunhão espiritual conduz a adoração.

A ADORAÇÃO


A adoração é o ato de consentimento da mente mortal consciente em adorar; a alma imortal anseia e inicia a adoração; a presença do Ajustador* divino dirige a adoração em nome da mente mortal e da alma evolutiva. Esta associação consiste no sublime intento do Ajustador* comunicar ao Pai os anseios e as aspirações da alma humana: A criação conjunta da mente mortal busca a Deus e o Ajustador* imortal o revela.


 
 

RELAÇÃO DE DEUS COM O INDIVÍDUO


Adoração — só ao Pai Universal — 1ª Fonte e Centro.

Oração — só ao Filho Eterno — 2ª Fonte e Centro.

Súplicas — só ao Espírito Universal — 3ª Fonte e Centro.



·Na adoração – não há nenhum pedido, nenhum interesse e nem elemento de cunho pessoal. Não se pede e nem espera nada em favor daquele que adora.
 

·Na oração – todas as comunicações formais. Há pedido ético, coletivo. Situações gerais.
 

·Na súplica – há um pedido pessoal, relacionado ao indivíduo. Assuntos práticos da vida diária.

Um Filho Criador, Soberano de um universo local, responde pela adoração e a oração de seus filhos por ser a personificação do Pai Universal e do Filho Eterno — um ser dual, que é para todos os fins e propósitos práticos, Deus para a sua criação. E o Espírito Universal é representado pelo Espírito do Universo — a Ministra Divina — a associada administrativa e criativa do Filho Criador de um universo local, que o complementa e o torna depositário pessoal da divindade finita manifestável do Pai, do Filho e do Espírito Santo, dando-lhe “todo poder no céu e na terra”.
 
 

AÇÃO E REPERCUSSÃO DA ORAÇÃO


oração de fé sincera contribui para a saúde e cura de sofrimentos mentais, emocionais, nervosos, e atua em enfermidades bacterianas com sucesso. Aumenta a paciência e dá inspiração aos que estão sofrendo. Tem repercussão na felicidade pessoal, no autocontrole, na harmonia social, no progresso moral e na conquista espiritual. Não só nas comunidades, cidades e países, tem havido enormes repercussões de reformas e conquistas valiosas, mas, também, nos indivíduos e grupos que participam da oração. A ciência, ainda hoje, não consegue dirimir as suas dúvidas quanto a sua eficácia.


 
 

EXPERIÊNCIA INDIVIDUAL NA ORAÇÃO


A verdadeira oração conquista a realidade. É o esforço de adaptar a personalidade** à vontade da Deidade; faz com que o homem pense menos e compreenda mais; é tanto moral quanto religiosa; é uma expressão de gratidão; é o anseio sincero de falar com Deus e fazer sua vontade. Aumenta o crescimento espiritual, modificando as suas atitudes e produzindo uma satisfação que provém da comunhão com Deus. O homem progride utilizando as correntes espirituais ascendentes do universo. As palavras não têm importância na oração; Deus responde à intenção da alma e não a composição das palavras. Ela é um estímulo para crescer e enfrentar a si mesmo. Devemos orar somente por valores internos e não externos — por crescimento e não por gratificação. Então, Deus responde a oração do homem dando-lhe uma maior consciência de Sua natureza através de uma maior revelação da verdade, uma gloriosa apreciação da beleza e um conceito maior da bondade — que é o esforço do homem para discernir Deus na mente, na matéria e no espírito. E, à medida que o mortal persegue esta busca se encontra cada vez mais submergido no estudo experiencial da filosofia, cosmologia e da divindade.


 

AS LEIS QUE PREVALECEM NA ORAÇÃO


·Altruísta – não só para si.

·Fé – com vigor cósmico.

·Sincera – de coração honesto.

·Inteligente – de acordo com seus próprios conhecimentos.

·Em submissão à vontade do Pai — não só reconhece a Sua vontade mas elege cumpri-la, efetuando uma dedicação dinâmica.

  *(Nota) - Ajustador do Pensamento (versão em espanhol): traduzido para o Português como Modelador do Pensamento.
**(Nota) - "adaptar a personalidade" = adaptação do ser pessoal. Vide "Prólogo, uma aproximação" por Ángel Sanchez-Escobar.


A ÁRVORE DA VIDA
PROJETO DA EVOLUÇÃO HUMANA


Um serviço da Irmandade
Para os Leitores do Livro de Urantia