Página Principal
Índice do site
Escritos de Urantia

A Vida e os Ensinamentos de Jesus

Mais Parábolas Junto ao Mar


151:4.1 No dia seguinte, Jesus ensinou novamente desde o barco, dizendo: “O reino do céu é como um homem que semeou boa semente em seu campo; porém, enquanto dormia, veio seu inimigo e semeou joio entre o trigo e foi-se embora. Assim, quando o trigo germinou e estava para produzir frutos, apareceu também o joio. Então os servos deste amo vieram lhe dizer: ‘Senhor, não semeaste boa semente em seu campo? De onde então vem este joio?’ E ele respondeu aos servos: ‘O inimigo fez isto’. Os servos perguntaram então ao seu amo: ‘Queres que saiamos a arrancar este joio?’ Mas ele lhes respondeu, dizendo: ‘Não, para que não aconteça de, ao enfeixá-lo, arrancardes também o trigo. É melhor deixá-los crescerem juntos até a época da colheita, quando então direi aos colhedores que reúnam primeiro o joio e o prendam em feixes para serem queimados e depois recolham o trigo para ser armazenado em meu celeiro.”

151:4.2 Após o povo ter feito algumas perguntas, Jesus contou outra parábola: “O reino do céu é como o grão de mostarda que um homem semeou em seu campo, o qual é a menor das sementes; contudo, quando completamente desenvolvida, torna-se a maior das hortaliças e chega a ser como uma árvore, de forma que os pássaros do céu podem vir e repousar em seus ramos.”

151:4.3 “O reino do céu é também semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou em três medidas de farinha, ficando assim toda a massa fermentada.”

151:4.4 “O reino do céu também é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem acha; em sua alegria, ele sai e vende tudo o que tem a fim de poder comprar o campo.”

151:4.5 “O reino do céu é também como um mercador que procura boas pérolas e que, tendo encontrado uma de grande valor, sai e vende tudo o que possui a fim de poder comprar essa pérola extraordinária”

151:4.6 “O reino do céu é ainda como uma rede lançada ao mar e que recolhe todo tipo de peixe. Quando está cheia, os pescadores a levam à praia, onde se sentam e escolhem os peixes; os bons, colocam em cestos enquanto os maus, jogam fora.”

151:4.7 Jesus contou muitas outras parábolas às multidões. Na verdade, desde então ele raramente ensinava as massas por outro modo que não fosse este. Depois de falar nas audiências públicas em parábolas, durante as aulas vespertinas ele explicava seus ensinamentos de maneira mais plena e explícita aos apóstolos e evangelistas.


Um Serviço da
Irmandade para os Leitores do Livro de Urantia