Página Principal

Índice do site

Fale conosco


Linha do Tempo dos Eventos Históricos na Comunidade da Revelação
Índice de documentos históricos relacionados de acordo com a data
Compilado de fontes diversas
por David Kantor

Este documento é o trabalho do autor e não deve ser confundido com uma "história oficial". Tampouco quaisquer pontos de vista expressos nele devem ser tomados como os de qualquer organização ou indivíduo outro que não o autor.

1875-1900 1901-1925 1926-1950 1951-1965 1966-1980 1981-1995 1996-Presente

  Indica que é necessário o uso do programa Adobe Acrobat Reader 3.0 ou versão superior para ver o arquivo correspondente


Esta linha do tempo mostra uma ampla gama de eventos, muitos dos quais têm sido fonte de embaraço para os leitores sinceros. Muitos leitores gostariam de saber por que não temos tido um êxito maior em manifestar os elevados ideais contidos nos ensinamentos do Livro de Urantia* em nossos assuntos sociais.

Eu gostaria de oferecer uma visão de que o que esta história mostra é um corpo de leitores dinâmico, crescente e vital que tem experimentado, e com intrepidez, múltiplos expedientes para apresentar o Livro de Urantia a um mundo distraído. Além disso, este corpo de leitores tem repetidamente resistido à  ramificação colateral dos cultos que, de um modo geral,  reconhecidamente surgem e são guiados por indivíduos carismáticos e charlatões que vêem os leitores como um rebanho sem pastor, esperando justamente o aparecimento deste, tendo evitado cair numa posição doutrinária dogmática e excessivamente conservadora em relação ao texto e, ademais, tido sucesso em resistir aos esforços de organizações que têm gasto milhões de dólares tentando modelar este movimento religioso emergente à moda de seu próprio esquema. E estes são os indicadores do extraordinário vigor existente entre os leitores.  Se você conhece algo acerca da evolução de movimentos religiosos, esta história pitoresca não vai te surpreender. É pouco plausível pensar que alguma coisa psicológica, espiritual e socialmente poderosa como o Livro de Urantia pudesse chegar às correntes planetárias do pensamento sem criar uma grande turbulência. Se isto não sucedesse, eu creio que este livro não valeria mais que o seu peso em papel numa usina de reciclagem.
Esta linha do tempo, de eventos referentes à aparição do Livro de Urantia em 1955, deve ser considerada como um trabalho em progresso. Correções e adições são ativamente solicitadas. O objetivo é o de, algum dia, termos uma linha do tempo na qual cada item esteja ligado a um documento que o sustente. Presentemente, estes documentos estão sendo ativamente procurados, obtidos e digitalizados.

Há várias estórias apócrifas cercando o desenvolvimento e a publicação do texto, muitas das quais parecem estar muito mais ligadas à fantasia metafísica que à realidade. Por essa razão, não incluí itens aos quais não pudesse ser encontrada uma base afora os rumores e as conjecturas. A dificuldade adicional para se determinar a seqüência e o exato momento dos eventos vem do segredo requerido ao Fórum durante os anos em que os Escritos foram recebidos e revisados.

Esta linha do tempo tenta descrever eventos conhecidos e extraídos de várias fontes. Eventos que não possuem fonte alguma que não as lembranças pessoais dos indivíduos estão identificados pela cor verde-escuro; incluí apenas aqueles eventos em que há um relativo acordo entre as múltiplas fontes de relatos. Estas histórias freqüentemente apresentam diferentes datas para sua suposta ocorrência; todas as tentativas continuam sendo feitas a fim de se agrupar, de modo adequado, as partes do quebra-cabeças.

Comentários editoriais aparecem na cor vinho e devem ser recebidos como interpretações e opiniões do autor.

Pedimos a gentileza de enviar todas as correções, adições e cópias de documentação de base para webmaster@ubfellowship.org. Itens aqui mencionados como especulativos não serão modificados a menos que disponham de documentação. Quaisquer adições também deverão estar acompanhadas de documentação apropriada.

Para uma breve noção, veja "How the Urantia Book Came Into Existence"  , escrito por Bill Sadler.
Há também um pequeno documento intitulado "História do Movimento Urantia", que consiste em notas consideradas como escritas pelo Dr. William S. Sadler.

Fontes:

1. Anotações manuscritas nas margens de "Official History", de Marian Rowley, datada de 1960.
2. Anotações para uma história do Movimento Urantia que se acredita terem sido escritas pelo Dr. Sadler.
3. Miscelânea de documentos e correspondência em arquivo, notas pessoais do autor -- verificação adicional tem sido buscada para alguns destes itens.
4. Cópia, em arquivo, de documento assinado e reconhecido em cartório.
5. Boletim Informativo da Fraternidade Urantia
6. Boletim Informativo da Fundação Urantia
7. Martin Gardner, "Urantia: The Great Cult Mystery"
8. Dan Massey, "Synopsis of Adventist Connections," manuscrito não publicado.
9. Dr. William S. Sadler, "The Mind at Mischief"
10. Correspondência com Emma L. Christensen
11. Programa para Cerimônias Fúnebres
12. Correspondência pessoal com o fundador
13. Correspondência pessoal com o gerente da biblioteca BOM
14. Avaliação feita com base na revisão de um substancial volume de emails e correspondências dos leitores durante esse período.
15. Logs do servidor, University of Arkansas.
16. Documentos legais, em arquivo.
17. Logs do servidor, Ubook.org
18. Cópia de revisão do livro, em arquivo.
19. Correspondências e minutas de reunião do Comitê Executivo, em arquivo.
20. Material Promocional da Chautauqua Managers Association
21. Documentos relacionados a depósitos autenticados, em arquivo.
22. De um videoteipe de uma reunião.
23. Entrevista pessoal com Bud Kagan
24. Relatório Especial da Fundação Urantia - abril de 1990
25. Memórias de Carolyn Kendall
26. Entrevista de John Lange com Bill and Mary Lou Hales, 1992
27. Respostas suplementares da Fundação Urantia aos interrogatórios, outubro de 1994
28. Notas do arquivo histórico da First Urantia Society of Oklahoma
29. Resposta de Tom and Carolyn Kendall ao Relatório Especial de 1990 da Fundação Urantia.
30. A pesquisa de Ernest Moyer
31. Notas de Ken Raveill
32. "The Kelloggs in the New World"

*Nota do tradutor: The Urantia Book, geralmente traduzido para o português como Livro de Urantia.


Um serviço da
Irmandade para os Leitores do Livro de Urantia