Página Principal
Índice do site

Quando as coisas vão mal

O que fazer sobre tudo isto

Por Harry McMullan, III
tradução em português por Ana Maria Nascimento Roberto


"Há um rio cuja corrente alegra a cidade de Deus." Este rio é a vontade de Deus e ele flui para todos aqueles que desejam receber a água da vida. A vida não tem sentido à parte de um relacionamento com Deus. Os bens e as emoções de uma geração vangloriosa são espiritualmente fúteis, falhando em satisfazer a mais profunda e verdadeira realidade no coração humano. O Pai anela que seus filhos estejam consigo, vivendo em seu amor. Para viver assim somente se requer que o procuremos de todo coração e que abandonemos as coisas que se interpõem entre nós e o reino da vida, da saúde e da felicidade.

Os problemas tratados neste pequeno livro são como uma série de perguntas, todas tendo sempre as mesmas duas respostas. Não há problema espiritual ou emocional que não possa ser resolvido por um íntimo compartilhamento de nossas vidas com Deus, desfrutando da significativa companhia de nossos semelhantes. O sentimento de solidão, o isolamento, a dúvida, a confusão, a culpa, o desânimo, a derrota, a impaciência, a estagnação e o medo são prontamente vencidos por aquele Poder que criou o mundo.

Exceto pela ação de leis superiores, os fatos da existência material devem simplesmente ser aceitos. A oração sozinha não pode curar mas pode abrir uma perspectiva de cura espiritual ligada à fé ilimitada, na qual aceitamos a solução que o Pai dá para cada um de nossos problemas, grandes e pequenos, e na qual mesmo as tragédias trabalham para o bem.

Quando vamos ao nosso Pai, experimentamos a paz que ultrapassa o entendimento. As dificuldades e tragédias da vida não cessam de ocorrer mas aprendemos que ele passa por todas elas conosco. Em parceira com Deus, adquirimos uma nova coragem; ganhamos percepção em tudo o que acontece; começamos a ver as coisas por meio de seus olhos. Ficamos contentes por experimentar a vida em todas as suas vicissitudes, sabendo que o Pai nos colocou aqui para este teste, curto mas intenso, e que a vida eterna nos aguarda no outro lado, onde as dificuldades materiais não mais nos assomarão tanto. Somos revigorados pela perspectiva de sermos parte de um todo maior, onde reinam a retitude e a beleza. Vemos esta esfera enegrecida pelo pecado como um terreno para treino, que Deus fez santo e sagrado. Vemos o Pai no reflexo de um amigo que passa e aprendemos a amar aos outros como ele nos ama.

À medida que encontramos o Pai e que com ele partilhamos nossa vida, suas energias nos renovam a cada hora. Ele nos leva a uma planície alta, da qual contemplamos a dimensão dos problemas da vida e aí, distantes, enxergamos a resplandecente cidade dos nossos sonhos. Seu poder amalgama-se dentro de nós e vemos a nós mesmos como parte de um esforço maior, no qual todos os filhos e filhas de Deus trabalham juntos para o avanço do grande todo, ajudando a apressar o dia no qual este mundo se tornará o lugar que aspira a ser.

Havendo iniciado no caminho da vida eterna, havendo aceito a tarefa e recebido ordens para avançar não temais os perigos do esquecimento humano e da inconstância mortal, não vos preocupeis com receio do fracasso ou com a confusão desconcertante, não hesiteis nem questioneis vossa condição e posição pois nas horas sombrias, em cada encruzilhada da luta para seguir adiante, o Espírito de Verdade sempre falará, dizendo : "Este é o caminho." (34:7.8)

Aprendas a sofrer menos tristeza e desilusão, primeiro, fazendo menos planos pessoais com respeito a outras pessoas e, em seguida, aceitando teu destino quando houveres cumprido fielmente teu dever. (48:6.25)

Não sejas indolente a ponto de pedir a Deus para que resolva tuas dificuldades, mas jamais hesiteis em pedir a ele por sabedoria e força espiritual para guiá-lo e sustentá-lo enquanto tu mesmo, corajosa e resolutamente, atacas os problemas imediatos. (91:6.5)

Se queres que tua oração seja eficaz, deves ter em mente as leis das petições que prevalecem :

1.Deves qualificar-te como um orador poderoso, que enfrenta sincera e valentemente os problemas da realidade do universo. Deves possuir vigor cósmico.

2.Deves honestamente haver esgotado a capacidade humana de adaptação. Deves ser esforçado.

3.Deves entregar todo desejo da mente e todo anseio da alma ao abraço transformador do crescimento espiritual. Deves haver experimentado um enaltecimento dos significados e uma elevação dos valores.

4.Deves, de todo coração, escolher a vontade divina. Deves evitar o ponto morto da indecisão.

5.Não somente reconheces a vontade do Pai e escolheste faze-la, mas fizeste uma consagração incondicional e uma dedicação dinâmica ao efetivo fazer a vontade do Pai.

6.Tua oração será guiada exclusivamente pela sabedoria divina para solucionar os problemas humanos específicos encontrados na ascensão ao Paraíso — o alcance da perfeição divina.

7.E deves ter fé : fé viva. (91:9.1-8)

Sempre foi costume de Jesus, quando enfrentando qualquer decisão nova ou importante, retirar-se para estar em comunhão com seu próprio espírito para buscar saber a vontade de Deus. (136:4.8)

"No reino vindouro, não cuideis daquelas coisas que fomentem vossa ansiedade mas, antes, a todo momento preocupai-vos somente em fazer a vontade do Pai que está no céu." (137:1.6)

Quando Jesus ouviu o chefe apostólico relatar seus problemas, disse : "André, não podeis dissuadir os homens de suas perplexidades quando chegaram a tal estágio de envolvimento, tratando-se de tantas pessoas com sentimentos tão fortes. Não posso fazer o que me pedes — não participarei destas dificuldades sociais e pessoais — mas me juntarei a vós na satisfação de um período de três dias de descanso e relaxamento. Vá a teus irmãos e anuncia que todos vós irão comigo ao Monte Sartaba, onde desejo descansar por um ou dois dias...

Esta foi uma ocasião maravilhosa na experiência de cada um deles; nunca mais se esqueceram do dia em que subiram a montanha. Do começo ao fim de toda a excursão mal se disse uma palavra sobre seus problemas. Ao alcançar o topo da montanha, Jesus os fez sentarem à sua volta enquanto dizia : "Meus irmãos, deveis todos aprender o valor do descanso e a eficácia do relaxamento. Deveis perceber que o melhor método para resolver um emaranhado de problemas é alijá-los por um tempo. Então, ao voltardes renovados de vosso descanso ou adoração, podeis enfrentar vossos problemas com a cabeça fria e pulso firme, sem mencionar o coração mais determinado. Novamente, muitas vezes vosso problema parece encolher em tamanho e proporções enquanto descansais vossa mente e vosso corpo."...

No terceiro dia, ao começarem a descer a montanha e voltar ao acampamento, uma grande mudança tinha ocorrido neles. Eles haviam feito a importante descoberta que muitas das perplexidades humanas são, na realidade, inexistentes; que muitos dos problemas urgentes são criações do medo exagerado e resultado da apreensão exacerbada. Haviam aprendido que lida-se melhor com todas estas perplexidades alijando-as; que ausentando-se, haviam deixado que estes problemas se solucionassem por si mesmos. (143:3.1-6)

"Porém, quando orais, exerceis tão pouca fé. A fé genuína é capaz de mover montanhas de dificuldades materiais encontradas no caminho da expansão da alma e do progresso espiritual". 144:2.6

Pai Nosso que estás no céu,

Santificado seja o teu nome.

Venha a nós o teu reino; seja feita a tua vontade

Assim na terra como no céu.

Dá-nos neste dia o pão para amanhã;

Reanima nossa alma com a água da vida.

E perdoa-nos cada um dos nossos débitos

Assim como perdoamos aos nossos devedores.

Guarda-nos da tentação, livra-nos do mal,

E faze-nos cada vez mais perfeitos como tu mesmo és. (144:3.3)

 

"A vós e a todos os que irão seguir vossos passos através dos tempos, permita-me dizer : Eu sempre estou perto e meu convite-chamada é, e sempre será, Vinde a mim todos vós que labutais e que estais sobrecarregados e lhes darei descanso. Tomai sobre vós meu jugo e aprendei de mim, pois sou verdadeiro e fiel, e achareis descanso espiritual para vossas almas."

E eles comprovaram a verdade das palavras do Mestre quando puseram à prova suas promessas. E desde aquele dia milhares e milhares também provaram e comprovaram a veracidade das mesmas promessas. (163:6.7-8)